Qual a fonte usada nos memes da internet?

Você nem precisa ser muito assíduo em redes sociais para a zoeira chamada internet, frequentemente, ser bombardeado com os memes do momento. O que você talvez não tenha reparado, embora veja essas imagens constantemente, é que a fonte utilizada para os textos que a maioria delas ilustra é sempre a mesma. Por que será?

Mas, você já se perguntou por que tantos memes usam essa mesma fonte?

Se sim, a resposta, segundo a VOX.COM, mistura um pouco de design, negócios e poder da tecnologia de transformar qualquer coisa em algo viral e notável.

A fonte usada nos memes pelo menos nos estilos mais clássicos foi lançada em 1965 com o nome de Impact. Em 2004, Geoff Lee contou à Typophile forum como havia a desenvolvido utilizando metal cortado manualmente para criar letra por letra. Poucos anos depois, Geoff vendeu sua criação para Stephenson Blake.

Stephenson Blake é uma empresa de engenharia com sede em Sheffield. A empresa esta ativa desde o início do século 19 e começou seus trabalhos como desenvolvedora de designs de letras (typeface), permanecendo até a década de 1990 com essa função, na Grã-Bretanha. Com o passar dos anos, a empresa se diversificou para engenharia especializada.

Na época, os materiais de marketing de Stephenson Blake para a Impact mostravam que, desde o início, a fonte foi valorizada pela sua legibilidade, especialmente quando colocada sobre imagens. Era fácil de ler suas letras grossas, mesmo sem um contorno preto.

Quando Geoff criou a Impact nos anos 60 ele não previu que ela se tornaria um titã digital. Mas existiu outra razão pela qual a Impact se destacou em relação às outras fontes: ela teve distribuição.

Assim que a era digital teve o seu início, a Impact ganhou mais destaque graças à dissolução da empresa que a encomendou. Ela foi a segunda mais usada pela Stephenson Blake.

Enquanto a empresa mudava seu foco da tipografia, começou então a dividir os direitos digitais sobre Impact com antigos concorrentes. Foi então que ela acabou nas mãos da Monotype, que licenciou suas fontes principalmente para a Microsoft.

Foi então que em 1996 a Impact se tornou uma das principais fontes da web. Graças à curadoria da Microsoft, a fonte foi estabelecida entre as fontes padrões para a internet.

Ela ficou ainda mais notável quando foi inclusa no sistema operacional dominante do Windows 98. Apesar de terem criado Arial Black e Comic Sans para competir com ela, nenhuma oferecia aspecto tão legível quanto ela.

Por existir em milhões de computadores – esses responsáveis por alimentar a internet -, a Impact acabou eleita como a fonte oficial dos memes.

Inicialmente, as pessoas criavam a maioria deles usando Paint ou Photoshop, mas websites geradores de meme surgiram e automatizaram o processo de criação, deixando tudo mais fácil.

Adivinha qual a fonte que eles escolheram para as ferramentas de memes?

A coisa ficou ainda mais demarcada com o surgimento do meme mais polemico de todos os tempos (abaixo), que foi feito justamente com a fonte.

A questão de inovar com outras fontes em memes já surgiu, é claro. Alguns aplicativos colocam outras fontes com textos em caixas para maior legibilidade.

Outros disponibilizam o ajuste da intensidade da foto no plano de fundo pelo mesmo motivo. Mas a verdade é que a esse ponto, a própria Impact se tornou um meme – uma ideia viral muito difícil de ser superada.

Nós nos acostumamos com os memes do jeito que são, e esse “jeito” inclui ter a Impact como fonte.

Ela é legível como nenhuma outra, e supera qualquer erro de iniciante em memes não importa se esquecerem de aplicar as bordas pretas ou se resolverem adicionar sombras esquisitas e mudar as cores das letras, o meme continuará adequado.

fonte: www.ideafixa.com
Charles Corrêa on FacebookCharles Corrêa on GoogleCharles Corrêa on PinterestCharles Corrêa on RssCharles Corrêa on TwitterCharles Corrêa on VimeoCharles Corrêa on Youtube
Charles Corrêa

Administrador dos Sites Charles Corrêa, Blog Charles Corrêa e outros mais, programador web deste 2002 e sempre se atualizando as novas tendência do mercado, trabalho com soluções para SMS Marketing, E-mail Marketing, SEO, Mídias Sociais e moderador do fórum da Comunidade Brasileira do PHP-Fusion Brasil.

Também trabalhando com Internet Marketing desde 2004.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Personalizando sua mensagens de texto no Telegram

Bom conforme postamos recentemente como personalizar textos no whatsapp agora iremos mostrar como fazer o mesmo resultado no telegram. Ambos os...

Fechar