5 dica de como agir com o desemprego


O mercado de trabalho brasileiro, assim como a economia do país, vinham dando sinais de melhora para 2020, mas a verdade é que tudo mudou com a pandemia do coronavírus e, agora, os índices são totalmente desfavoráveis. O cenário de desemprego no país é de 12,85 milhões de pessoas sem trabalho, dados que representam o primeiro trimestre do ano, revelados por uma taxa percentual de 12,2% da população.

A dificuldade das pessoas que perderam seus postos de trabalho, neste momento, enfrenta ainda a barreira imposta pelo vírus, que fez muitas companhias além de demitirem funcionários, não abrirem mais vagas. Por outro lado, claro, existem as empresas que seguem o curso de crescimento e estão contratando, mas quais atitudes o cidadão pode tomar neste momento? Buscar um emprego ou investir no empreendedorismo? Durante uma crise como essa, muitas oportunidades podem ser criadas, é preciso pensar fora da caixa e ter a mente aberta para enxergar a chance que estava faltando.

Dicas de como agir no desemprego

É claro que não existe uma receita de bolo para uma situação delicada como esta, mas algumas dicas podem ser úteis para quem está com a visão embaçada neste momento, sem conseguir pensar pra que rumo seguir. São muitas opções, mas é preciso foco para encontrar uma saída.

1. Headhunter:

Se o que você quer é mesmo um emprego formal, buscar ajuda profissional para fazer a recolocação no mercado é uma boa estratégia, mas requer algum investimento. Talvez essa opção não seja válida para você, mas é uma estratégia para encontrar boas posições em companhias bem estruturadas;

2. Venda algo:

Se você tem algum dinheiro em mãos, comprar algo de venda fácil é uma saída para fazer a multiplicação desse dinheiro. Essa dica é recorrente em grandes mentores financeiros e de empreendedorismo. A venda sempre é uma boa saída para quem precisa ‘fazer’ dinheiro pra ontem;

3. Reveja seu currículo:

Use seu tempo que agora está livre para rever o seu currículo, talvez ele esteja totalmente desatualizado ou pontos importantes tenham sido esquecidos, como cursos, capacitações e experiências mais detalhadas. Mas não esqueça, ter poder de síntese é importante. Com seu CV atualizado, procure agências online e físicas para distribuir. Pedir indicação de amigos que conheçam e confiem no seu trabalho também é um caminho que funciona. Se dedique a pesquisar em sites confiáveis vagas abertas e se candidate. O não você já tem.

4. Faça cursos grátis:

Principalmente com a chegada do coronavírus, os cursos online estão bombando. Há muito, mas muito conteúdo técnico disponível na internet. Aproveite pra dedicar algumas horas por dia para turbinar suas habilidades. Busque conhecimento, amplie suas hard e soft skills, busque se inserir na atualidade. Todo conhecimento que for adquirido irá demonstrar interesse e melhor desenvoltura quando uma oportunidade de entrevista aparecer.

5. Empreenda:

Talvez um momento de desemprego seja o empurrãozinho que faltava para que você tome a iniciativa de tirar os sonhos do papel e empreender. Iniciar seu negócio pode ser a saída para o desemprego. Estude, vá em busca de conhecimento técnico e de habilidades que a ideia exige pra funcionar. Grandes negócios começam em meio a uma crise. Grandes ideias surgem na dificuldade. Planejar seu próprio negócio pode ser a sua virada de chave. Já pensou nisso? Lembre-se, criar um negócio é criar a solução para um problema. E aí, o que você quer resolver?

O meuSucesso é a plataforma ideal para quem busca insights e conteúdo rico sobre empreendedorismo. O que fazer e não fazer, como grandes empreendedores começaram do zero, onde encontraram recursos, como planejaram seus negócios, de que forma deram a volta por cima em momentos de crise? Tudo que um aspirante a empreendedor precisa saber para iniciar o seu projeto de vida está lá. Seja um assinante do meuSucesso, invista no seu futuro! Antes disso, experimente grátis por 7 dias!

The post 5 dica de como agir com o desemprego appeared first on meuSucesso.com.


Fonte meuSucesso.com
Data da Publicação Original: 27 May 2020 | 7:12 pm


You may also like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *