A gestão da crise pode proteger sua empresa?


As empresas que só começam a pensar em como fazer a gestão da crise quando ela chega, e por isso, podem não conseguir um bom resultado agindo apenas de forma emergencial. O coronavírus chegou assolando os negócios em todo o mundo. 

O que diferencia as empresas, umas das outras, é a capacidade de gerenciar um momento como este que estamos vivendo, o de uma pandemia que ainda não está controlada e vem derrubando previsões e números de crescimento em todas as partes do planeta. No Brasil, com a deterioração econômica iminente, já está prevista uma retração do PIB de 2020 em -3,5%.

O enfrentamento dessa crise, assim como qualquer outra, precisa ser duro e sério. O posicionamento que vai adotar para a empresa que dirige ou lidera é o que vai ditar o que vem pela frente. Diante de um fator inédito, um colapso do sistema não previsto, é quase impossível saber se as medidas que serão tomadas nesse momento vão dar certo. Mas é preciso tentar sair ainda mais forte da crise do coronavírus.

Que ações tomar para fazer a gestão da crise?

Para começar a pensar na gestão da crise, equilibrar o medo e a razão, a incerteza com a segurança são fatores primordiais para tocar em frente. O papel mais importante desse tipo de gestão, é se voltar às estratégias do negócio em si, de seus funcionários e clientes. É um papel que o líder deve assumir.

  1. Faça um planejamento: parece básico, mas é o pontapé inicial. Reúna o time e planeje os próximos passos a serem dados diante da situação. O que pode/ deve ser feito, e o que não está sob controle no que diz respeito ao momento financeiro, tecnológico e humano.
  2. Agir rápido: não tem tempo a perder. Feito o planejamento, é hora de por em prática o plano de ação.
  3. Evidencie a posição da companhia: expor a opinião da empresa é importante para deixar claro seu posicionamento durante a crise. Ganhe respeito e credibilidade. Surpreender seus clientes é uma forma de fidelizá-los.
  4. Comunicação interna deve ser intensificada: melhorar a comunicação diminui ruídos e melhora a circulação do que realmente é importante nesse período.
  5. Confiança nas práticas adotadas: acredite no seu plano de contingência e siga em frente.

Empresas que saíram de uma crise mais fortes

A Pesquisa Global sobre Crises 2019 feita pela PWC com 4.500 empresas, revelou que, se sair bem de um momento como esse está relacionado com as seguintes atitudes:

1. Ter destinado orçamento para a gestão de crises antes de ser atingido por algum evento adverso:

41% das empresas que fizeram isso, saíram de uma crise com sua posição melhorada e, 39% das que tinham orçamento destinado à crise, aumentaram o faturamento em função dessa medida;

2. Ter um plano e testá-lo:

A pesquisa revelou que metade das empresas que já tinham um plano em vigor para enfrentar crises se saíram melhor;

3. Adotar um plano baseado em fatos e não negligenciar stakeholders:

Três quartos das empresas que saíram bem de uma crise reconhecem o valor de entender bem os fatos além de abordar de forma ampla as expectativas de todos os envolvidos;

4. Faça uma análise das principais causas e monitore os fatores:

8 em cada 10 empresas que saíram melhor de uma crise, analisaram os fatos e agiram com base nos resultados;

5. Atuar como equipe e ser fiel aos valores:

Há uma forte correlação entre um ótimo trabalho em equipe e ótimos resultados.

A crise funciona como uma lente de aumento. Atravessar uma pandemia pode trazer à tona o melhor ou o pior da organização e seu corpo profissional. As crises sempre terão um grande impacto nos negócios e é por isso que estar preparado para enfrentá-las deve ser uma estratégia prioritária nas empresas.

Para entender mais sobre as oportunidades em meio a uma crise e como fazer o gerenciamento no momento difícil, não deixe de assistir ao estudo de caso de Flávio Augusto, feito pelo meuSucesso.com. Empreender em tempos de crise foi um tema muito explorado e tem muito a ensinar. Experimente grátis por 7 dias.

Aline Weiler de Paula

The post A gestão da crise pode proteger sua empresa? appeared first on meuSucesso.com.


Fonte meuSucesso.com
Data da Publicação Original: 7 April 2020 | 6:51 pm


You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *