Carregando agora

Falha na linha vermelha provoca caos e superlotação no Metrô de São Paulo

Compartilhe:

Resumo: Passageiros relataram esperas de mais de 30 minutos e dificuldades para acessar as plataformas; transtorno provocou reflexos no sistema de ônibus e fez disparar o preço do transportye por aplicativo 

Uma falha na linha 3-vermelha do Metrô de São Paulo provocou caos no transporte público na manhã desta terça-feira (26). O problema teve início às 6h40, devido a danos em um equipamento elétrico na região da estação Tatuapé, no sentido Corinthians-Itaquera. A falha desenergizou o trecho, forçando os trens a operarem com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações. A situação foi parcialmente solucionada após cerca de 90 minutos, mas uma nova ocorrência complicou a operação. Passageiros acionaram o botão de emergência em um trem entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Marechal Deodoro, descendo à passarela de emergência. Com isso, a circulação foi novamente interrompida para a retirada segura dos usuários.

Diversas estações enfrentaram superlotação e aglomerações, com destaque para Barra Funda, onde passageiros relataram esperas de mais de 30 minutos e dificuldades para acessar as plataformas. Em algumas estações, como Guilhermina-Esperança, formaram-se longas filas para entrada. Nos pontos de ônibus próximos, multidões buscaram alternativas, enquanto o uso de aplicativos de transporte disparou, elevando os preços significativamente — trajetos curtos chegaram a custar R$ 80.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Para mitigar os transtornos, o Metrô disponibilizou transferências gratuitas para a CPTM nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. Apesar disso, passageiros criticaram a falta de informações claras. O Metrô informou que a operação começou a ser normalizada às 10h15, mas restrições de velocidade persistiram em trechos onde passageiros ainda ocupavam passarelas de emergência.  A companhia pediu desculpas pelos transtornos e afirmou que equipes estavam atuando para liberar as vias. Segundo levantamento, a linha vermelha concentra o maior número de falhas em 2024, com 53 ocorrências, entre as 141 registradas em todo o sistema do Metrô neste ano.

Veja vídeos

*Reportagem produzida com auxílio de IA

URL Original da postagem: Read More

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Postagens

Charles Corrêa Blog