Conheça o React, biblioteca para desenvolvimento Web


O React, lançado em 2013, é uma biblioteca JavaScript de código aberto, fundamental para criação de aplicações front-end.

Anteriormente denominado React.js ou ReactJS, foi desenvolvido pelo Facebook para criação de elementos de interface reutilizáveis de forma simples, intuitiva e com uma ótima performance.

Multiplataforma sobre a licença MIT, diversas são as empresas que o utilizam. Dentre elas podemos citar o próprio Facebook, o Instagram, que também faz parte da empresa Facebook, Twitter, Netflix, Uber, Spotify e muitas outras.

React - Introdução
Curso de React – Introdução
CONHEÇA O CURSO

Principais características do React

O React possui diversas características marcantes, o que o torna uma excelente escolha para o desenvolvimento de aplicações, como podemos ver abaixo:

  • Licença MIT: Apesar de parecer bobagem, o react, hoje, é licenciado sob a MIT, o que tranquiliza os desenvolvedores que utilizam este framework, já que eles não precisam se preocupar com patentes;
  • Utiliza Javascript: O Javascript é uma das principais linguagens de desenvolvimento do mundo. Por utilizá-lo, o React agrega a maioria das suas vantagens, além de ser grandemente utilizado por diversos desenvolvedores;
  • Utiliza componentes: O React utiliza a componentização para criação de interfaces, garantindo uma maior flexibilidade e reutilização de interfaces;
  • Desenvolvimento móvel: Em conjunto com o react native, podemos desenvolver aplicações mobile reutilizando componentes criados com o react.
  • Amplamente utilizado: O React é uma das principais tecnologias para desenvolvimento web (e mobile) do mundo.

Empresas que utilizam o React

Diversas são as empresas que utilizam o React para o desenvolvimento de suas soluções, o que a torna uma tecnologia ainda mais atrativa. Dentre essas empresas, podemos citar:

  • Twitter: O Twitter, uma das principais redes sociais do mundo, utiliza o react para criação de suas aplicações;
  • Facebook: Apesar de ter desenvolvido o React, o Facebook também o utiliza para construção de suas aplicações;
  • Medium: O Medium, uma das principais plataformas de blog do mundo utiliza o React para construção de sua aplicação web;
  • Airbnb: Uma das principais plataformas de aluguel, o Airbnb utiliza o React em sua aplicação web.

Quais conhecimentos preciso ter para iniciar com o React?

Por utilizar o Javascript como base para sua construção, para iniciar com o React, é essencial que o desenvolvedor possua conhecimento com essa linguagem.
Além disso, é de grande importância que o desenvolvedor possua conhecimentos de HTML e CSS para a construção de interfaces.

Aqui na TreinaWeb possuímos diversos cursos de JavaScript, que abordarão todos os conceitos essenciais para iniciar com esta tecnologia.

Desenvolvedor Front-end Pleno
Formação: Desenvolvedor Front-end Pleno
HTML, CSS e JavaScript são a base de toda a web. Tudo o que você está vendo aqui agora depende deste tripé.

Nesta formação vamos conhecer assuntos mais avançados do HTML5, CSS3 e JavaScript, conhecer o NPM, trabalhar com o RxjS (base do framework Angular), testes com Jasmine e uma pequena introdução ao TypeScript.

CONHEÇA A FORMAÇÃO

Sintaxe do React

A sintaxe do React é bem simples. Basicamente, os componentes do React implementam um método render() que recebe os dados de entrada e retornam o que deve ser exibido.

class Treinaweb extends React.Component {
  render() {
    return (
      <div>
        Olá, {this.props.nome}!
      </div>
    );
  }
}

ReactDOM.render(
  <Treinaweb nome="Treinaweb" />,
  document.getElementById('exemplo')
);

Este exemplo usa uma sintaxe parecida com XML, chamada JSX. Os dados de entrada que são passados para o componente podem ser acessados no render() via this.props.

Podemos concluir que…

O React é uma excelente biblioteca JavaScript para o desenvolvimento de aplicações web. Muitas empresas o utilizam, o que o torna ainda mais desejada, já que a quantidade de vagas é cada dia maior.

Em conjunto com o React Native, podemos reutilizar diversos componentes desenvolvidos com o React para a construção de aplicações móveis, tornando a solução ainda mais completa.


Fonte Ana Paula de Andrade
Data da Publicação Original: 5 May 2020 | 1:50 pm


You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *