Coragem e empreendedorismo andam juntos!


No dia 6 de maio é celebrado o dia da coragem! Uma data que enaltece uma das virtudes mais importantes do homem, principalmente, na vida de um empreendedor. Somente um homem corajoso é capaz de enfrentar o que precisa para tirar seus sonhos do papel. Portanto, no dia da coragem, lembre-se que tê-la não quer dizer não ter medo mas sim encarar o que precisa, de cabeça erguida. Ser corajoso é superar os desafios que a vida apresenta, mesmo que haja dor e sofrimento.

O conceito da palavra coragem define valor, bravura e valentia. Pensando bem, não são virtudes essenciais para qualquer empreendedor? Com certeza, a resposta é sim! Triunfar diante de um desafio requer, sem nenhuma dúvida, coragem. O empreendedor atravessa neste momento um mar turbulento e ainda não consegue ver o que existe depois da tempestade. O cenário econômico mundial tem fincado barreiras profundas que todos precisarão encontrar uma forma de transpor. E como? Somente com muita coragem.

Coragem para empreender

A ideia está pronta, o planejamento foi feito, os cenários foram simulados, o protótipo foi testado e, ainda assim, existe a resistência para tomar a decisão de tirar tudo isso da teoria e partir pra prática. E por quê? Porque falta coragem. Dar o passo adiante pode ser tudo o que novo empreendedor precisa para que as coisas comecem a acontecer, mas esse passo, muitas vezes, não é dado. Seguir adiante e colocar para funcionar as suas ideias de empreendedorismo é a atitude que, às vezes, falta no sangue do empreendedor, mas ainda assim, esse comportamento pode ser estimulado.

Os obstáculos pelo caminho não podem determinar se um negócio é ou não viável para empreender. Não existe ‘almoço grátis, não vai ser fácil, as dificuldades sempre vão existir. Imagine deixar um futuro brilhante escapar por não ter coragem de seguir em frente, por conta dos empecilhos?

O risco é o primeiro fator que o empreendedor precisa enfrentar quando decide entrar pro mundo dos negócios, e isso, fatalmente, está ligado à coragem.

Como exercitar seu comportamento corajoso?

A primeira coisa é estar com a saúde mental em dia, porque a medida ideal de coragem para assumir riscos é utilizando a prudência, até porque, o excesso de coragem pode ser desastroso nas tomadas de decisão. 

Encarar o mercado de frente exige do empreendedor várias características e não somente a coragem.  Exercite diariamente a sua para viver aquilo que  acredita:

  1. Reflita sobre os seus medos, buscando saber como, de onde surgem e o que eles despertam em você;
  2. Procure controlar suas emoções e reações negativas, ao entender como acontece, você consegue antever a reação e fazer diferente;
  3. Reveja seus pensamentos, procure refletir sobre como está moldando sua mente;

Para os empreendedores, exercitar a coragem tem a ver com equilíbrio, inteligência, bom senso, perseverança, dinamismo e claro, foco nos resultados. Lembre-se de uma frase que Peter Drucker disse: “Sempre que você vê um negócio de sucesso, alguém tomou uma decisão corajosa”.

Ir em busca de informação e conhecimento também é um exercício de coragem, afinal, sair da zona de conforto não é fácil. O meuSucesso te ajuda nisso! No estudo de caso de Janguiê Diniz, fundador da Ser Educacional, há uma aula específica que fala sobre a identificação e aprimoramento dos atributos, tudo isso para te preparar para o mercado.  Vai ficar de fora dessa chance? Experimente por 7 dias grátis e aproveite para assistir a trajetória brilhante de Janguiê Diniz e todas as aulas técnicas do nosso time de especialistas sobre Perfil Empreendedor. Vem estudar com a gente!

Aline W de Paula

The post Coragem e empreendedorismo andam juntos! appeared first on meuSucesso.com.


Fonte meuSucesso.com
Data da Publicação Original: 6 May 2020 | 6:50 pm


You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *