Coronavírus e marketing digital

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A internet e o marketing digital vêm transformando formas de fazer negócios há algum tempo, mas a pandemia do coronavírus realmente está acelerando esse processo em muitas empresas. Alguns especialistas dizem que o que aconteceria em 10 anos, irá acontecer em dois! O que seria previsto para dois anos, agora vai acontecer em três meses. Se o seu negócio ainda não está na internet, talvez seja a hora de mudar esse pensamento e correr atrás da digitalização.

Marketing digital

Estudar o marketing digital para aplicá-lo no seu negócio é uma dica valiosa, esse é, definitivamente, um caminho que deve ser percorrido pelo empreendedor. A presença no online, nas redes sociais e na web em geral é muito importante e hoje, mais do que nunca. Sua marca precisa estar na rede, mas observe alguns pilares super importantes no marketing digital, porque para ser relevante, não basta estar lá:

  1. Produza bom conteúdo: A prioridade é a qualidade do que você produz, por isso, produza bem! Um post bem elaborado pode gerar mais likes, comentários, compartilhamentos e visualizações do que toda uma semana de postagens mal feitas;
  2. Seja social: Atender seu público não se resume a receber e-mails e respondê-los com mensagens automáticas. A interação deve ser regra e sempre ir além. Busque dar atenção a quem está falando com sua empresa;
  3. Domine as ferramentas : Existem ferramentas como SEMRush, Survey Monkey, por exemplo, focadas em aumentar a produtividade e o lucro em postagens e vendas de produtos online;
  4. Adapte-se ao mobile: Os dispositivos móveis como smartphones, tablets, relógios inteligentes e afins se tornaram os principais meios utilizados para acessar internet no mundo, portanto, adapte-se ao mobile! Seu site precisa estar adequado para esse tipo de acesso;
  5. Cuide de sua reputação: Uma boa reputação leva anos para ser construída, mas pode ser perdida em alguns segundos. Por isso, cuide bem dela. Cuidado com campanhas polêmicas e tenha sempre atenção na agilidade de retorno aos clientes;

Como usar as estratégias de marketing digital

A realidade de estar em isolamento social, em quarentena em casa, transformou o comportamento do consumidor, levando ao consumo digital. Quem não tinha o hábito, acabou tendo que experimentar, quem já conhecia essa forma de compras, seguiu usando o digital para adquirir aquilo que precisa. Como uma crise acaba promovendo oportunidades, muitos empreendedores viram nesse momento a chance de continuar a atender seus clientes, oferecendo facilidades de compra, entregas e tudo mais que fidelizasse seu consumidor. Se o seu negócio já está na internet, que estratégias de marketing digital podem ser aplicadas?

  1. Inbound marketing – conteúdo relevante que age como íma e atrai novos clientes;
  2. SEO (Search Engine Optimization) – ferramenta para otimizar seu site para que ganhe relevância orgânica no google;
  3. Links patrocinados – é uma forma de aparecer mais. A conversão desse tipo de anúncio pode ser muito positiva para a empresa;
  4. Mídias sociais – apostar na presença nas redes é essencial. Hoje em dia, onde as pessoas buscam saber sobre uma empresa? Com certeza nas redes sociais  e, se o consumidor encontra uma presença interessante, é ponto positivo para sua marca. Buscar influenciadores da sua região também é uma boa estratégia de divulgação;
  5. E-mail marketing – disparar uma promoção para um mailing ainda é uma boa opção e gera retorno do público;
  6. Remarketing – sabe quando você busca por algo no google e depois o item ou assunto pesquisado passa a aparecer para você por onde você navega? Isso é remarketing e ainda é considerada uma boa estratégia de marketing digital.

Negócio digital

Criar um negócio com modelo digital é uma saída que muitos estão buscando neste momento em que a renda diminuiu, empregos estão desaparecendo e pessoas estão passando por situações difíceis. A internet é um mar gigantesco a ser explorado, e nela, muitos negócios podem se concretizar. Como que você pode iniciar nesse mundo digital? Criando um e-commerce, por exemplo; vender cursos online – pesquise sobre o mercado de afiliados e entenda como funciona esse ramo; produzir e vender conteúdo de algum assunto que você tenha autoridade é, também, um bom negócio; desenvolver um infoproduto, ou seja, um produto exclusivamente digital ou oferecer consultoria digital no seu ramo de atuação, área que domina totalmente. Essas são algumas ideias de negócios, mas, quando se fala de internet, fala-se sobre algo infinito. As possibilidades são muitas, é preciso foco e planejamento para encontrar o seu lugar.

Vale lembrar que digitalizar um negócio não é simplesmente colocá-lo na internet. Tem uma grande diferença entre ser uma empresa digital e ser uma empresa digitalizada. Num primeiro momento é preciso ser uma empresa digitalizada pra depois mudar para ser, efetivamente, uma empresa digital. Quer mergulhar de vez nesse assunto? Acesse e assista ao documentário ‘Plano de Contingência’, lançado pelo meuSucesso durante a crise do coronavírus. Todas as estratégias de marketing digital e de digitalização de empresas e negócios estão sendo debatidas lá por empresários, especialistas do mercado e professores. Não fique de fora, Plano de Contingência é atual e inserido neste exato momento que estamos atravessando, acesse agora mesmo! Ainda não é assinante? Experimente grátis por 7 dias.

Aline W de Paula

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Fonte meuSucesso.com
Data da Publicação Original: 20 May 2020 | 8:42 pm


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