Coronavírus e o novo comportamento de consumo

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De que forma a crise do coronavírus pode afetar diretamente o comportamento de consumo dos consumidores? Na verdade, já afetou! Para a maioria das famílias brasileiras, o momento é de garantir o básico. Para muitos a renda caiu, no caso dos autônomos, ou, não existe mais, para aqueles que foram demitidos. Se reinventar nesse momento faz com que o perfil de compras dessas famílias se restrinja ao básico: alimentação, higiene e saúde.

De acordo com uma pesquisa da Nielsen Brasil,  entre
os dias 16 e 22 de março, as vendas totais do varejo brasileiro apresentaram
alta de 23,3% em relação à segunda semana do mês e foram impulsionadas por
itens de alimentação e limpeza. O que embasa ainda mais a mudança
no perfil de compra do cidadão é que, na mesma semana pesquisada, o setor de
bebidas teve queda de 6% nas vendas.

Venda online e delivery

Outra mudança significativa causada pelo coronavírus é o crescimento das compras online e por delivery, já que essa foi a saída que as pessoas encontraram para evitar a aglomeração, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da OMS – Organização Mundial da Saúde. A venda online também foi a forma que as empresas encontraram de continuar atendendo seus clientes e manter a entrada de receita.

As redes sociais são as grandes aliadas neste momento, além do
whatsapp. Comprar está na palma da mão, com segurança e agilidade, além da preservação
da saúde e as empresas estão apostando nisso para conseguirem se manter ativas
no varejo. A dica é: não venda pela internet, use a internet para vender. O
e-commerce que já apresentava um constante crescimento no Brasil, tende a
expandir sua importância durante e após a pandemia. Portanto, é fundamental
desenhar uma estratégia adequada para aproveitar todas as oportunidades que se
abrem diante do cenário atual. 

Adequação das empresas para atender a nova
demanda

Cair de vez para o mundo online é a ideia do momento, mas, as
empresas precisam estar preparadas para esse novo perfil de consumidor. Não
esqueça que a experiência do cliente conta muito neste momento. Os lojistas
precisam estar atentos ao possível aumento da utilização de Serviços de Atendimento,
já que quem está se aventurando nas compras online pela primeira vez, pode
precisar auxílio. Invista em oferecer guias com passo a passo e FAQs, 
essa é uma boa estratégia para otimizar o atendimento, reduzir o tempo de
espera e aumentar a satisfação do consumidor.

Como as grandes marcas estão se posicionando no
mercado?

Mais do que encontrar uma forma de atender a demanda atual, as
grandes marcas do varejo estão buscando protagonizar momentos que fiquem
marcados na memória do consumidor. Grandes doações e ações pontuais diante da
pandemia do coronavírus geram empatia nas pessoas, que enxergam as companhias
além das vendas e sim como prestadores de serviço à população neste momento. É
a hora das empresas mudarem a abordagem: não parando de oferecer, mas oferecer
o produto com argumentos cuidadosos.

Apesar disso, é de vendas que as empresas sobrevivem, e ser uma
marca lembrada é importante para quando todo o tumulto da pandemia passar. As
companhias estão empenhadas em campanhas que envolvem o coronavírus de várias
formas. Seja divulgando em massa formas de higienização, incentivando as
pessoas a ficarem em suas casas, promovendo encontros ao vivo com músicos que
fazem grandes arrecadações. Com muito humor e delicadeza que a situação exige.

Estudo de caso Ana Amélia Filizola

Pivotar um negócio pode ser a saída, talvez a única, que uma empresa tem em um momento de enfrentamento de crise e de mudança de hábito de consumo. A guinada no caso da Gazeta do Povo, um dos maiores jornais do Brasil, com 100 anos de história, foi a solução encontrada para manter a empresa viva com a alteração de comportamento de consumo, na chegada da era digital.

Preservar a tradição e a credibilidade de um jornal que deixou de fazer sua versão impressa para migrar 100% para o online foi a missão de Ana Amélia Filizola e sua equipe de diretores. Essa história incrível foi contada no meuSucesso, em um estudo de caso. Experimente grátis por 7 dias e veja como preparar a sua empresa para a nova economia e o novo comportamento de consumo.

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Fonte meuSucesso.com
Data da Publicação Original: 15 April 2020 | 1:52 pm


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