Dívida bruta do país vai a 98,2% do PIB, diz FMI

[ad_1]

RafaPress/Getty Images
O FMI estima que o Brasil gastou até agora 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) com as respostas à pandemia de coronavírus

A recessão mundial, e os esforços fiscais adotados pelos países para conter a pandemia desencadeada pelo coronavírus e seus impactos na economia farão com que a dívida bruta cresça ao redor do mundo, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).

No Brasil, a previsão é de que saia do patamar de 89,5% do PIB estimado em 2019 para 98,2% do PIB neste ano, segundo o último Monitor Fiscal do Fundo, divulgado ontem (15).

LEIA MAIS: FMI: crise provocada pela pandemia afeta projeções para contas públicas do Brasil

Em outubro, a previsão do Fundo era de que a dívida bruta do país chegasse a 93,9% do PIB em 2020, e só passasse a cair a partir de 2023.

O FMI estima que o Brasil gastou até agora 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) com as respostas à pandemia de coronavírus, com “expansão de programa de transferência de renda e alívio temporário de impostos”. O valor é mais baixo que o estímulo do G-20 como grupo, do qual o país faz parte e inclui economias avançadas e emergentes.

Os países do G-7, em comparação, formado pelas potências mais industrializadas, como Estados Unidos e Alemanha, anunciaram pacotes fiscais de resposta aos efeitos do vírus que correspondem a 5,9% de suas economias. O países do G-20 gastaram 3,5% do PIB.

“O governo brasileiro corretamente declarou calamidade pública. No caso do Brasil, houve expansão de programas de transferência de renda e alívio tributário. O agregado é de cerca de 3% do PIB”, afirmou o diretor do Departamento Fiscal do FMI, Victor Gaspar.

As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”. (Agência Estado)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

O post Dívida bruta do país vai a 98,2% do PIB, diz FMI apareceu primeiro em Forbes Brasil.

[ad_2]


Fonte Redação
Data da Publicação Original: 16 April 2020 | 12:03 pm


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *