Google e Facebook terão que pagar para exibir notícias na Austrália

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A relação de empresas como Google e Facebook com os veículos de imprensa é bastante controversa por conta da disputa por receitas de publicidade. Agora, as redes sociais deverão repassar parte dessa receita às empresas jornalísticas se quiserem que usuários na Austrália vejam notícias em resultados de busca e no feed.

The Pancake of Heaven! / foto do Googleplex / onde fica a sede do google

Uma decisão do governo australiano determinou que as plataformas deverão firmar acordos para exibir o conteúdo de sites jornalísticos. As negociações seguirão o código de conduta da Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (ACCC), órgão equivalente ao Cade.

As regras também valerão para o conteúdo produzido por agências de notícias. Elas abordarão tópicos como o compartilhamento de dados, a classificação de notícias por algoritmos e o compartilhamento da receita obtida pelas redes sociais com publicidade.

O governo australiano determinou a criação de um código de conduta em 2019, após a ACCC informar que a cada US$ 100 gastos em publicidade na internet, US$ 71 ficavam com Google ou Facebook.

O código, que seria criado pelo órgão de concorrência até novembro deste ano, seria voluntário e já era discutido por Google, Facebook e os veículos de imprensa. Ele serviria para mediar os acordos pelo uso de conteúdo jornalístico nas plataformas.

A ACCC, no entando, alegou que o código voluntário poderia não ser respeitado pelas redes sociais e, por isso, deveria ser obrigatório. Essa mudança foi acelerada com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que reduziu as receitas de veículos de imprensa.

A nova versão do código de conduta deverá prever multas pelo descumprimento das regras e normas para disputas judiciais. A decisão foi recebida de diferentes formas pela duas plataformas.

O Google afirmou que trabalha desde fevereiro com 25 veículos de notícias australianos e garantiu que continuará o trabalho mesmo com o código mandatório. O Facebook alegou estar desapontado com a mudança e lembrou já iria investir em veículos de notícias para reduzir a queda na receita por conta do novo coronavírus.

Com informações: ABC News, The Next Web, Mashable.

Google e Facebook terão que pagar para exibir notícias na Austrália



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Fonte Victor Hugo Silva
Data da Publicação Original: 20 April 2020 | 4:28 pm


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