Google prepara criptografia para RCS no app Mensagens


A versão 6.2 do aplicativo Mensagens do Google mostra que o gigante das buscas está trabalhando em criptografia de ponta a ponta. A novidade permite dar mais segurança para as mensagens que trafegam pela própria rede do gigante das buscas, que envolve a RCS que já está disponível em quase que todas as operadoras do Brasil.

google mensagens rcs tecnoblog

O RCS é uma tecnologia de mensagens que é basicamente a sucessora do SMS e do pouco popular MMS. A ideia é basicamente a mesma que a Apple utiliza dentro de seu app de mensagens com o iMessage, que permite enviar fotos, vídeos, dados, clipes de voz e mais entre usuários, seja por rede de dados ou então por Wi-Fi. O RCS leva isso até a operadora, que no Brasil pode ser utilizado por clientes da Vivo, Claro e Oi.

A experiência aproxima o usuário ao que ele tem em apps como WhatsApp, Messenger do Facebook e Telegram, mas com um pequeno detalhe: todos estes utilizam criptografia e o Google ainda não. Tudo isso está prestes a mudar, já que 12 linhas de código foram encontradas na versão 6.2 do app Mensagens do Google, que é a plataforma para RCS via operadora ou Wi-Fi.

Uma das linhas diz que o recurso de criptografia depende de boa conexão com a internet. Em momentos de conexão fraca, o aplicativo avisa o usuário que o envio do conteúdo está aguardando melhorias, mas que pode ser feito normalmente e sem criptografia via SMS ou MMS.

Como o papo será criptografado, uma opção extra apareceu no menu de configurações desta versão e ela oferece o usuário a escolha de permitir, ou não, que outros apps possam ler suas mensagens. Um dos recursos conhecidos pela leitura de mensagens é o preenchimento automático de códigos de autenticação que são enviados por SMS.

Calma, não é para agora

Como estas são as primeiras linhas de código que mencionam criptografia de ponta a ponta, é bem provável que o Google está apenas preparando o app para entregar o recurso em outro momento.

Com informações: 9to5Google.

Google prepara criptografia para RCS no app Mensagens




Fonte André Fogaça
Data da Publicação Original: 25 May 2020 | 10:03 pm


You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *