Há uma mensagem codificada no rover Perseverance, que será enviado a Marte


Em breve, a missão Mars 2020 levará, no rover Perseverance, três chips com os nomes de 10.932.295 pessoas ao Planeta Vermelho. Uma foto da placa onde os chips estão anexados foi divulgada, mas o que poucos perceberam é que há uma mensagem oculta ali.

Os chips de silicone carregam os nomes de todos que participaram de uma campanha encabeçada pela própria NASA, pedindo que a população enviasse seus nomes a Marte com a nova missão exploratória. Eles foram afixados a uma placa de alumínio no rover no dia 16 de março, e nessa placa há um desenho gravado a laser representando a Terra e Marte unidos pela luz do Sol.

Essa mesma ilustração também presta homenagem às artes que estamparam as placas das naves Pioneer e das sondas Voyager 1 e 2. Mas não é só isso: de acordo com uma publicação da NASA no Twitter, há uma mensagem codificada nessa ilustração.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

“Alguns de vocês viram a mensagem especial que estou carregando para Marte, com os mais de 10,9 milhões de nomes que todos enviaram”, escreveu o perfil do Perseverance. “’Explore As One’ está escrito em código Morse nos raios do Sol, que conectam nosso planeta natal àquele que vou explorar. Juntos, perseveramos”. Ou seja: a mensagem secreta significa algo como “explorar como um só”, numa tradução livre.

A equipe da missão já começou os preparativos para que o rover seja colocado no veículo de lançamento, que está previsto para julho ou agosto deste ano. Por enquanto, a pandemia do novo coronavírus ainda não afetou o cronograma, de acordo com a NASA.

Se tudo correr como o previsto, o Perseverance chegará à cratera Jezero em 18 de fevereiro de 2021 para buscar sinais de vida microbiana que pode ter existido por lá no passado, e também estudará o clima e a geologia de Marte, além de coletar amostras que posteriormente serão trazidas à Terra. A missão também ajudará a abrir o caminho para a futura exploração presencial do ser humano no Planeta Vermelho.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:


Fonte Daniele Cavalcante
Data da Publicação Original: 2 April 2020 | 1:30 am


You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *