Embora ainda seja motivo de discussão sobre privacidade no governo brasileiro, as operadoras vêm traçando um “mapa de calor” com o uso de geolocalização de dispositivos móveis, com o objetivo de mostrar quais áreas contam com maior deslocamento de pessoas durante o período em que o confinamento é o mais recomendado no combate ao avanço do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no país. De acordo com o sindicato que representa as empresas, SindiTelebrasil, essa ferramenta será distribuída gratuitamente para as administrações municipais de cidades com mais de 500 mil habitantes.
As prefeituras que quiserem utilizar as informações anônimas dos telefones celulares como estratégia de prevenção poderão ter os sistemas à disposição mediante assinatura de termos de responsabilidade e cooperação técnica. A cessão da plataforma para cidades mais populosas acontece para permitir uma amostra maior de como tem funcionado o fluxo de pessoas em todo o país. O governo de São Paulo e a prefeitura do Rio de Janeiro foram os primeiros a fechar acordo para o uso dessas informações, que cruzam rastreamento de dispositivos com chips da Oi, TIM, Claro e Vivo.

(Reprodução/Roberto Parizotti — Fotos Públicas)
Sobre o risco de vazamento de dados sensíveis ou de informações que os usuários não queiram, o SindiTelebrasil afirma que, da forma como os dados estão disponíveis, não há risco de quebra de sigilo pessoal, pois esse conteúdo é fornecido de maneira criptografada e agregada, sob a forma de estatísticas das ERBs (estações radiobase) — o que impediria até mesmo as empresas de consultar detalhes.
–
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
–
Vale destacar que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já se mostrou favorável ao uso do “mapa de calor” e aprovou as medidas de proteção da privacidade, contudo, o governo federal o uso mais amplo com uma plataforma própria. Isso não impede, porém, que as administrações municipais e estaduais usem essa solução.
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte Claudio Yuge
Data da Publicação Original: 24 April 2020 | 12:40 am

Iniciamos nossas atividades em 2002, na criação de sites, lojas virtuais, site gerenciáveis, manutenção e campanhas digitais.
Desejamos proporcionar aos clientes um retorno que reflita em sua jornada de sucesso na internet com a divulgação de sua empresa ou negócio.
Atuando no mercado de desenvolvimento e criação de sites a Charles Corrêa – Soluções Web & SMS Marketing vem agregando as últimas tendências em tecnologia em design e programação, a equipe pensa sempre em transmitir a essência de sua empresa para que mais do que ser encontrada na internet ela possa realmente mostrar seus produtos e ou serviços de forma agradável e direta aos seus clientes em potencial.