Os 10 melhores aplicativos para você estudar para o ENEM 2020


Estudar para o ENEM sempre representa um desafio para os estudantes: como organizar a rotina de estudos? Como saber quais matérias estudar primeiro e quais assuntos priorizar? Criar mapas mentais ou não? Quais técnicas utilizar?

Todas essas perguntas com certeza passam pela cabeça da maioria dos estudantes. Felizmente, existem aplicativos que podem ajudar (e muito) durante esse período tão conturbado, com assuntos pertinentes, simulados de provas antigas do ENEM, tempo para responder cada questão e números que mostram o desempenho do aluno em cada competência. Conheça 10 deles, listados pelo Canaltech, logo a seguir.

Aplicativos para estudar para o ENEM: as melhores opções

Prepara ENEM 2020 (Android)


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Esse é um dos aplicativos mais completos para estudar para o ENEM. Com simulados, histórico de estudo, temas de redação variados, dicas, datas importantes, resumos de matérias e também dicas de assuntos para estudar (que mais costumam cair na prova), ele é totalmente gratuito e não requer nenhuma conta para entrar.

App para estudar para o ENEM: o Prepara ENEM é uma das melhores opções (Captura de tela: Ariane Velasco)

Questões ENEM (Android | iOS)

O Questões ENEM é um aplicativo bem prático, que exibe, logo na página inicial, as matérias divididas por 6 categorias: ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e códigos, matemática, inglês e espanhol. Nele, você pode filtrar os anos de exames anteriores para que o aplicativo exiba somente as edições escolhidas para os simulados, assistir videoaulas e acessar resumos de todos os assuntos, tudo isso gratuitamente.

Para incentivar os estudos para o ENEM, o app também dá medalhas que são conquistadas a cada número de questões respondidas, resumos lidos e aulas assistidas. Os anúncios podem ser removidos assinando a versão premium, por US$ 4,99.

Você também pode acessar vídeoaulas e resumos para o ENEM (Captura de tela: Ariane Velasco)

Questões ENEM 2020 e Provas de Vestibulares (Android)

Se o que você quer é um bom aplicativo para fazer simulados do ENEM, ele é uma ótima opção. Além de provas de exames anteriores, você também pode acessar simulados de outros vestibulares, como o da Fuvest, da UFRGS, UNESP, Unicamp e outras.

Em “Estatísticas”, é possível verificar o seu desempenho geral e o dos últimos 7 dias, o que permite organizar melhor sua rotina de estudos do ENEM. O app é gratuito e, para acessá-lo, é possível fazer login com a conta do Google ou do Facebook.

Prestando mais de um vestibular? Acesse simulados de diversas instituições diferentes (Captura de tela: Ariane Velasco)

Estuda.com ENEM e Vestibular (Android | iOS)

Esse aplicativo para estudar para o ENEM permite acessar quatro modalidades de estudo diferentes: questões, desafios, simulados e provas do ENEM anteriores.

Assim como na maioria das questões anteriores, ele permite acessar estatísticas com análises de seu desempenho, número de questões respondidas, acertos, erros e tempo médio por questão – o que ajuda muito na hora de organizar o tempo durante o exame, uma vez que são 5h30 para responder às questões no primeiro dia e 5 horas no segundo. Um tempo curto, considerando as 90 questões e a redação, mas suficiente se houver a organização correta.

O app também permite acessar videoaulas, simulador de aprovação do SISU (onde você pode inserir a nota do exame para saber suas chances de ser aprovado), temas de redação variados e resumos de conteúdos, tudo isso na seção “Material extra”. Assinando o plano premium você pode ter acesso a análises que mostram seus pontos fortes e fracos, o que ajuda muito na hora de determinar em qual conteúdo focar.

A seção “Material extra” pode ser acessada na parte inferior da tela (Captura de tela: Ariane Velasco)

Redação Nota 1000 (Android | iOS)

Se a sua maior preocupação na hora de estudar para o ENEM é a redação, esse é o aplicativo ideal. Ele exibe temas de redações anteriores do exame, redações com nota 1000 feitas por estudantes (que servem como modelo para a sua), instruções em um passo a passo para a formulação de seu texto, possíveis temas para as próximas provas do ENEM, competências avaliadas durante a correção, citações que podem ser utilizadas, erros comuns e várias outras ferramentas que, caso bem exploradas, podem garantir um ótimo rendimento na redação – e ajudar muito na nota!

Redação nota 1000: o melhor app para estudar redação para o ENEM (Captura de tela: Ariane Velasco)

SAE Questões (Android | iOS)

Esse é outro aplicativo para estudar para o ENEM bem completo, com centenas de questões de todos os assuntos que caem na prova, opções de filtro por disciplina, ano do ENEM, modalidade e dificuldade, possibilidade de escolher quais questões você quer responder e estatísticas de rendimento. Ele pode ser usado gratuitamente.

Acesse centenas de questões divididas por assuntos (Captura de tela: Ariane Velasco)

ENEM – Provas e Gabaritos Comentados (Android)

Esse aplicativo é mais simples, mas ajuda muito na hora de estudar para o ENEM, uma vez que exibe todas as provas antigas (desde 2001), juntamente com seus gabaritos comentados por professores. O aplicativo não tem propagandas.

Acesse provas anteriores do ENEM com esse aplicativo (Captura de tela: Ariane Velasco)

Formulando (Android | iOS)

Esse aplicativo é muito útil para estudar as matérias de exatas para o ENEM. Ele possui simulados, questões de matemática, física e química. Para acessar todo o conteúdo gratuitamente, no entanto, é necessário divulgar o aplicativo em qualquer rede social. Sua interface é bastante intuitiva e o app não requer nenhum cadastro para ser acessado.

Para divulgar o app em qualquer rede social, basta tocar sobre a matéria que deseja estudar (Captura de tela: Ariane Velasco)

RevisApp (Android | iOS)

Outro aplicativo para estudar para o ENEM bem interessante é o RevisApp, que divide as matérias por quatro categorias – ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática – e, dentro de cada uma delas, exibe os assuntos que mais costumam estar presentes na prova.

A função do aplicativo é oferecer resumos bem práticos, o que o torna excelente para quem já estudou o conteúdo e quer revisar a matéria. Por isso, é importante ressaltar que ele pode não ser a melhor opção para ser usado sozinho, mas sim em conjunto com outros apps. A versão “pro” do aplicativo desbloqueia todos os resumos e custa R$ 3,99 (pagamento único).

Revise as matérias do ENEM acessando resumos bem práticos (Captura de tela: Ariane Velasco)

Pomodoro Timer Lite (Android) | Pomodoro Focus Timer (iOS)

Já ouviu falar no método Pomodoro? Ele consiste em dividir e otimizar seu tempo de estudo e é ideal para vestibulandos que têm dificuldade na hora de focar em determinado assunto, uma vez que o tempo bem distribuído permite ter alguns minutos de distração sem prejudicar a hora dos estudos.

O nome “Pomodoro” significa tomate em italiano. Segundo o método, cada um dos tomates é dividido em 4 partes iguais (os Pomodoris), que equivalem a 30 minutos – 25 para estudar e 5 de descanso. Ao fim do primeiro Pomodoro (2 horas), você ganha 30 minutos de descanso. Para melhorar ainda mais a aplicação da técnica durante seus estudos para o ENEM, os dois aplicativos citados acima podem ajudar bastante, uma vez que cronometram o tempo gasto e auxiliam na concentração. Interessante, não é mesmo?

Nas configurações, você pode alterar o volume dos sons e a duração do intervalo (Captura de tela: Ariane Velasco)

Você sabia que existiam tantos aplicativos disponíveis para estudar para o ENEM? Qual deles já testou? Conte pra gente nos comentários!

Leia a matéria no Canaltech.


Fonte Ariane Velasco
Data da Publicação Original: 25 April 2020 | 9:00 pm


You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *