Regina Duarte encarna a nova radical de Bolsonaro contra isolamento social


A secretária de Cultura, Regina Duarte, encampou a defesa do presidente Jair Bolsonaro na crise do novo coronavírus e tem utilizado o seu perfil no Instagram para difundir publicações que carecem de embasamento científico e divulgar teorias conspiratórias. Em sua última publicação, Regina afirma que Bolsonaro “enfrenta uma barreira para governar, enquanto governos anteriores tiveram liberdade para roubar e para saquear o nosso país”. A tese de que o presidente é sabotado no exercício do mandato, seja pelo Congresso seja pelos governadores, é amplamente divulgada pelas milícias digitais que apoiam o governo federal na internet. A atriz não especificou sobre quem falava na publicação.

Os excessos dela já estão na mira das políticas de conteúdo das empresas de tecnologia. Há três dias, o Instagram borrou uma imagem em que a secretária acusava a imprensa de “espalhar a desgraça” e afirmava que a Anvisa havia dado autorização para o uso da cloroquina no combate ao coronavírus. O remédio, utilizado no tratamento da malária, vem sendo testado como alternativa para a cura da Covid-19, mas não há confirmação científica sobre a sua eficácia até o momento.

O Instagram concluiu que a informação divulgada por Regina era “enganosa” e borrou a imagem no perfil da secretária. Como justificativa, a rede social diz que a “a autorização concedida pela Anvisa foi para pesquisa com hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19”. Regina já havia classificado esse medicamento como a “maior esperança” no combate ao coronavírus numa postagem feita dois dias antes de ser repreendida pela rede social. Nela, a secretária também se mostra contrária ao isolamento social adotado por governadores de todo o país. 

Ao publicar uma foto sua usando máscara cirúrgica, Regina criticava as pessoas que querem ficar em casa para minimizar a exposição ao vírus, dizendo que outros trabalhadores devem ir às ruas para garantir o conforto dessa parcela da população. “A vida dos outros vale menos do que a sua?”, disse. Em outra imagem, ela sugeriu que o coronavírus é a ponta de um iceberg, vocalizando a opinião de Bolsonaro de que o problema real para o país é a crise econômica que se avizinha.

Continua após a publicidade

Regina Duarte é uma entusiasta de redes sociais e acompanha todos os comentários e reações que as suas publicações provocam. Pessoas próximas à secretária dizem que ataques no mundo virtual têm a capacidade de desestabilizá-la. Foi por esse motivo que ela cogitou desistir da Secretaria da Cultura duas semanas antes da posse, quando se tornou alvo de ofensas vindas do polemista Olavo de Carvalho e de seus seguidores. Foi demovida da ideia pelo ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos.

Com o início da pandemia, o foco da fúria olavista deixou de ser o trabalho desempenhado por Regina no governo. Mas, transcorrido quase um mês desde a sua posse, a atriz ainda não foi capaz de apresentar todos os nomes que irão compor a sua equipe na pasta.

View this post on Instagram

QUER FICAR EM CASA ? Você quer ficar em casa? TáOk! Mas vc exige um frentista e posto de combustível aberto pra vc sair com seu carro em qquer emergência … Você quer ficar em casa? Mas vc. exige o Mercado aberto com atendentes, senão sem alimentos você surta! Quer ficar em casa? Mas quer que o porteiro do seu prédio e o zelador estejam trabalhando! Quer ficar em casa? Mas precisa de dinheiro e quer o bancário de plantão no banco pra resolver seu problema! Quer ficar em casa? Mas tem motoristas e cobradores de ônibus trabalhando pra transportar quem precisa de transporte! Quer ficar em casa? Mas o farmacêutico e balconista tem que estar lá pra te servir, né!? Quer comprar pão? Padaria aberta !!! Quer ficar em casa? Claro, mas Deus o livre se o caminhoneiro parar! Em casa sim, mas com a coleta de lixo em dia pelos garis! Quer ficar em casa? A vida dos outros vale menos que a sua? Por quê ? Porquê eles são obrigados a trabalhar pro seu conforto mesmo num momento de crise desse, e vc não? Isolamento social sim, mas pra grupos de risco, claro! *PRECAUÇÃO , SIM ! CUIDADOS conscientes , SIM , de TODOS PARA TODOS ! Brasil acima de tudo , Deus acima de todos !

Continua após a publicidade

A post shared by Regina (@reginaduarte) on Mar 25, 2020 at 2:20pm PDT


Fonte Edoardo Ghirotto
Data da Publicação Original: 2 April 2020 | 3:06 pm


You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *