Windows 10X chegará primeiro em notebooks sem tela dupla


O Windows 10X foi anunciado no ano passado junto ao Surface Neo com duas telas, mas fará sua estreia em notebooks tradicionais: a Microsoft fez uma mudança de planos para essa variante do sistema, que traz uma interface moderna e roda programas clássicos Win32.

Microsoft Surface Neo com Windows 10X

Surface Neo

Panos Panay, chefe de Windows e Dispositivos na Microsoft, explica em blog oficial que gadgets com tela única “serão a primeira expressão do Windows 10X que entregaremos aos consumidores, e continuaremos a buscar o momento certo, junto a nossas parceiras OEM, para trazer dispositivos de duas telas ao mercado”.

E quanto ao Surface Neo? Segundo a CNBC, o lançamento do computador com duas touchscreens de 9 polegadas ficou para 2021, mas a Microsoft não confirma o adiamento.

O executivo não menciona diretamente a pandemia do coronavírus (COVID-19), mas observa que “o mundo é um lugar muito diferente do que era em outubro passado, quando compartilhamos nossa visão de uma nova categoria de dispositivos Windows de tela dupla”.

Segundo Panay, usuários do Windows 10 passam 4 trilhões de minutos no PC a cada mês, aumento de 75% em relação ao mesmo período do ano passado. Muitas pessoas estão trabalhando de casa e “aproveitando o poder da nuvem mais do que nunca”, diz o executivo; por isso, a Microsoft precisa se concentrar em atender os clientes onde eles estão agora, em vez de apresentar um PC com novo formato.

Windows 10X tem novo menu Iniciar

Windows 10X

O Windows 10X traz mudanças visuais importantes: o menu Iniciar agora se chama “Launcher” e traz uma interface sem blocos dinâmicos (Live Tiles), com destaque para a busca, aplicativos instalados e documentos abertos recentemente. O Windows Explorer clássico ainda estará presente, mas haverá um novo explorador de arquivos modernizado.

Será possível rodar programas Win32 no Windows 10X. A Microsoft adotou um formato modular no sistema: apenas quando necessário, ele carrega um contêiner com os componentes legados do Windows para executar esse tipo de aplicativo.

Com informações: TechCrunch.

Windows 10X chegará primeiro em notebooks sem tela dupla




Fonte Felipe Ventura
Data da Publicação Original: 4 May 2020 | 7:26 pm


You may also like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *