Avião realiza pouso de ‘barriga’ em Sorocaba após falhas nos trens de pouso
Resumo: De acordo com a Rede VOA, administradora do aeroporto, a aeronave modelo AC-90 parou na pista de pousos e decolagens; incidente não deixou feridos
![](https://jpimg.com.br/uploads/2025/02/1739207054519127-750x434.jpg)
Um avião de pequeno porte apresentou problemas na manhã desta segunda-feira (10) e fez um pouso arrastando a “barriga” na pista do Aeroporto de Sorocaba, interior paulista. Não houve feridos e a aeronave será rebocada. De acordo com a Rede VOA, que administra o aeroporto, a aeronave modelo AC-90, prefixo PT OQY, registrou falha nos trens de pouso, parando na pista de pousos e decolagens. As causas do incidente, no entanto, ainda estão sendo investigadas. Os bombeiros da empresa, assim como do município, foram acionados e prestaram assistência imediatamente.
Fabricada em 1985 pela fabricante Twin Commander, a aeronave está em nome de propriedade de João Noma. Tem categoria para a realização privada de serviços aéreos privados. Não podendo apenas realizar operações de táxi aéreo. A situação de aeronavegabilidade está normal. Sua capacidade é de até 9 passageiros. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foi informado para realizar a inspeção e autorizou a remoção cerca de meia hora após o pouso. Não houve pousos e decolagens afetados.
Leia a nota da Rede VOA na íntegra:
“A Rede VOA informa que, na manhã desta segunda-feira (10), a aeronave modelo AC-90, prefixo PT OQY, realizou um pouso no Aeroporto de Sorocaba e apresentou falha nos trens de pouso, parando na pista de pousos e decolagens. Os bombeiros tanto da Rede VOA quanto do município foram acionados e prestaram assistência imediatamente. Não houve feridos e a aeronave será rebocada. O CENIPA foi informado para realizar a inspeção e autorizou a remoção cerca de meia hora após o pouso. Não houve pousos e decolagens afetados.”
Um avião turboélice Aero Commander 690D fez um pouso de barriga nesta manhã no Aeroporto de Sorocaba após uma falha no trem de pouso@OnDisasters pic.twitter.com/voXzcrjU1J
— AEROIN (@aero_in) February 10, 2025
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Matheus Lopes
URL Original da postagem: Read More
Publicar comentário