Carregando agora

Câncer de Pele e o Trabalho Exposto Ao Sol

Compartilhe:

Resumo: Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Empresas podem criar estratégias para proteger funcionários e conscientizar sobre
prevenção
O post Câncer de Pele e o Trabalho Exposto Ao Sol apareceu primeiro em Forbes Brasil. 

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

Quando falamos sobre câncer de pele não melanoma, geralmente pensamos na exposição ao sol em praias e piscinas, não? Principalmente agora, no verão. Mas há um lado dessa história que nem sempre é lembrado: o câncer de pele relacionado ao trabalho.

No Brasil, mais de 220 mil pessoas por ano são diagnosticadas com esse tipo de câncer, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Ele é o mais comum entre homens e mulheres no país. E não é só o sol que está no centro dessa questão — algumas profissões e atividades econômicas também entram no radar.

O INCA divulgou em seu site um informativo para conscientizar principalmente trabalhadores de certas áreas. São profissionais como bombeiros, ambulantes, agentes de saúde, pedreiros, pescadores, carteiros, salva-vidas…

A radiação solar está entre os principais agentes cancerígenos no ambiente de trabalho. Ainda há outros, como os agrotóxicos, óleo mineral não tratado e diversos produtos químicos. Por isso, o INCA destaca sinais importantes que devem ser monitorados por estes trabalhadores, como feridas que não cicatrizam, manchas que coçam, sangram ou descamam, pintas que mudam de tamanho, forma ou cor e o surgimento de novas manchas ou sinais na pele.

A proteção também é muito importante. Entre as recomendações para as empresas estão a criação de áreas sombreadas no ambiente de trabalho, plantio de árvores e o ajuste de horários para evitar exposição solar nos piores momentos do dia.

Além disso, é essencial fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como roupas adequadas, chapéus, óculos e, claro, protetor solar pro corpo e pros lábios. Aliás, todos devemos estar atentos aos sinais e proteger a nossa pele, durante o trabalho ou diversão. Este é um cuidado que salva vidas.

Fernando Maluf é cofundador do Instituto Vencer o Câncer e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

 

 

O post Câncer de Pele e o Trabalho Exposto Ao Sol apareceu primeiro em Forbes Brasil.

URL Original da postagem: Read More

Compartilhe: