Carregando agora

Lula deve receber Tarcísio em Brasília nesta quarta; túnel Santos-Guarujá está na pauta

Compartilhe:

Resumo: Chefe do Executivo paulista estará na capital federal para uma reunião de governadores dos estados endividados 

O presidente Lula deve receber, nesta quarta-feira (12), em Brasília, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O chefe do Executivo paulista estará na capital federal para uma reunião de governadores dos estados endividados e vai aproveitar a viagem para falar com Lula. Os detalhes ainda estão sendo acertados.

O encontro entre o presidente e Tarcísio vem sendo articulado há algumas semanas, principalmente pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Em uma conversa em jantar de autoridades, o governador de São Paulo teria se colocado à disposição para a conversa, quando perguntado sobre o assunto por Costa Filho.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O objetivo é definir quem, afinal, vai fazer a licitação do Túnel Santos-Guarujá. A obra é estimada em R$ 6 bilhões em recursos públicos, divididos entre governo federal e estadual, e o maior empreendimento do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

No fim de janeiro, uma Comissão Mista de Licitação do projeto foi instaurada com representantes dos governos federal e estadual, além de membros da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).A comissão mista deve detalhar como será a licitação e quem será o seu principal responsável – mas, na prática, essa decisão será tomada em um acerto entre Lula e Tarcísio

Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, o objetivo é que o edital da obra seja divulgado entre julho e agosto de 2025, com realização do leilão prevista para outubro. O governo de São Paulo sinaliza, no entanto, que conseguiria fazer todo o processo em menor tempo.

REUNIÃO DE GOVERNADORES

Para além de Lula, a viagem de Tarcísio à Brasília serve para um encontro entre governadores dos estados endividados. A ideia é que eles falem com os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, respectivamente, sobre o assunto. O objetivo final é a derrubada dos vetos do presidente Lula ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

Na última sexta-feira (7), uma reunião sobre o assunto aconteceu no Rio de Janeiro. Ao longo de quase duas horas, o grupo realizou uma análise técnica e deliberou sobre os 11 vetos apresentados por Lula. Na data, ficou definido que os governadores veem necessidade de derrubada de sete, a negociação de três e a manutenção de um deles. Tarcísio não esteve presente na reunião. Na data, enviou um representante.

URL Original da postagem: Read More

Compartilhe: