Carregando agora

7 Momentos, Lançamentos e Fatos Icônicos da Tecnologia em 2024

Compartilhe:

Resumo: Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
O ano que termina já entrou para a história como um dos mais movimentados na indústria com notícias que mudaram o rumo de muitos mercados
O post 7 Momentos, Lançamentos e Fatos Icônicos da Tecnologia em 2024 apareceu primeiro em Forbes Brasil. 

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

O ano de 2024 foi marcado por lançamentos, disputas e muitas notícias importantes envolvendo o mercado de tecnologia. Não à toa, ficou conhecido como o ano da consolidação da inteligência artificial e reforçou o poder de figuras como Elon Musk, que assumiu seu lado político no governo de Donald Trump.

A Apple, por sua vez, trouxe seu ecossistema de inteligência artificial ao mundo e Sam Altman, fundador da OpenAI, dona do ChatGPT, causou polêmica com sua startup que coleta a íris das pessoas em troca de dinheiro e com a promessa de criar uma verificacao no mundo digital, operando, inclusive, no Brasil.

#1
Elon Musk assume seu lado político
O bilionário dono da Tesla foi escolhido pelo presidente eleito Donald Trump para compor a pasta de eficiência do governo americano. Musk, inclusive, foi um dos grandes apoiadores da campanha de Trump.

#2
A polêmica startup do fundador da OpenAI
Sam Altman, criador da dona do ChatGPT, não mediu esforços para que a Tools For Humanity, startup responsável pelo projeto World, ganhasse visibilidade. Em São Paulo, já existem mais de 10 pontos de coleta onde as pessoas recebem para escanear suas íris com a promessa de uma verificação humana no mundo digital.

No Brasil, a TFH voltou a operar no início de novembro e já possui 10 pontos de coleta de informação com os dispositivos chamados de Orbs, que coletam a foto da íris das pessoas

#3
Finalmente, a inteligência artificial da Apple
Depois de muita expectativa, a Apple apresentou ao mundo o Apple Intelligence, seu ecossistema de inteligência artificial integrado. A promessa é de que o recurso potencialize muitas das funções do sistema iOs a partir da IA generativa.

#4
A proliferação da IA generativa
Com o ChatGPT, muitas empresas aceleraram seus projetos de IA generativa. O Google remodelou sua plataforma batizando a de Gemini. A Microsoft investiu no Copilot e a Meta criou o Llama 3.1 com a promessa de ser um ecossistema aberto. Dentre várias outras ferramentas e plataformas.

#5
Caça às telas nas escolas
A Austrália foi o primeiro país a impor restrição para uso de celular para crianças abaixo de 16 anos. No Brasil, avançou a discussão sobre o uso de celulares nas escolas. Neste contexto, o livro A Geração Ansiosa, do escritor Jonathan Haidt, ganhou visibilidade por tratar dessa temática.

#6
Cérebros podres
O Oxford, após votação popular, elegeu o conceito de brain rot, em tradução literal cérebro podre, como a palavra do ano de 2024. O termo remete ao impacto do excesso de conteúdo na capacidade cognitiva das pessoas.

#7
Crise na Intel
Com a aposentadoria abrupta de Pat Gelsinger, CEO da Intel, a gigante de semicondutores vive um vácuo de liderança e o desafio de lidar com a retomada do mercado altamente inundado de tecnologia chinesa.

O post 7 Momentos, Lançamentos e Fatos Icônicos da Tecnologia em 2024 apareceu primeiro em Forbes Brasil.

URL Original da postagem: Read More

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Postagens

Charles Corrêa Blog