No Ártico, cidade com mais ursos-polares que gente vira destino culinário
Resumo: Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Famosa pela vida selvagem, Churchill tem atraído aventureiros atrás da Aurora Boreal e experiências gastronômicas únicas com ingredientes locais, de alce a bisão
O post No Ártico, cidade com mais ursos-polares que gente vira destino culinário apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A cidade de Churchill, na província canadense Manitoba, o número de ursos-polares supera os 900 habitantes humanos. Mas há mais a explorar do que apenas a vida selvagem. Essa remota cidade ártica, conhecida como a “capital mundial dos ursos-polares” e pelas deslumbrantes luzes do Norte, está rapidamente se tornando um inesperado ponto de destaque culinário.
O destino atrai mais de 500 mil turistas anualmente por conta de sua fauna – os ursos-polares, baleias-beluga e a Aurora Boreal –, mas os ingredientes únicos do subártico têm conquistado entusiastas da gastronomia. Ingredientes como alce, cervo, truta do Ártico, caribu, amora-ártico e erva-de-fogo, raramente encontrados em outros lugares, são celebrados nos pratos locais. No tradicional Dan’s Diner, por exemplo, um dos pratos de destaque recria uma refeição que os comerciantes de peles desfrutavam séculos atrás na mesma região, conectando a experiência culinária à rica história de Churchill.
Leia também
Tradicionalmente uma região de difícil acesso, Churchill está se tornando mais acessível graças a um investimento conjunto de US$ 60 milhões (R$ 336 milhões) dos governos federal e de Manitoba, que revitaliza o Porto de Churchill e sua ferrovia. Em 2025, o máximo solar proporcionará as exibições mais brilhantes e impressionantes da Aurora Boreal em mais de uma década, o que provavelmente transformará Churchill em um destino obrigatório para amantes da natureza e aventureiros gastronômicos.
As opções gastronômicas em Churchill, Manitoba, destacam o melhor dos ingredientes locais. Aqui estão cinco destaques.
Dan’s Diner
A 58° de latitude norte e sob as luzes da aurora, essa experiência gastronômica temporária ocorre no auge da temporada dos fenômenos boreais, em fevereiro e março. Pioneiros do icônico Tundra Buggy – um veículo pneus gigantes projetado para cruzar a tundra congelada, um marco da exploração ártica — e de passeios guiados por cientistas especializados em ursos-polares e baleias-beluga, a Frontiers North foi a primeira a introduzir alta gastronomia em Churchill. Os visitantes podem desfrutar de um jantar com vários pratos dentro de um Tundra Buggy reformado, combinando culinária com uma experiência única no Ártico, em um dos melhores pontos do mundo para observar as luzes do Norte. No prato, o destaque são os ingredientes locais, como almôndegas de bisão, sopa de alho-poró e batata, e bife de alce com infusão de amora-ártico.
Ptarmigan
O mais novo restaurante de Churchill, o Ptarmigan, foi inaugurado em 2023 e oferece pratos inspirados na região, como medalhões de alce e truta do Ártico grelhada. Aberto o ano todo para café da manhã, almoço e jantar, o menu inclui opções como torrada de cogumelos com ovos frescos de fazenda, cogumelos cultivados assados em pão de centeio de Manitoba, hambúrgueres de bisão com aioli de alho e cebolas caramelizadas, tábuas de frios e sopas do dia. Opções vegetarianas e veganas incluem tofu com edamame, homus de beterraba com maionese de wasabi e tigelas de quinoa com arroz.
Lazy Bear Cafe
Grande parte dos ingredientes frescos do Lazy Bear Cafe é cultivada localmente na Boreal Gardens Research Farm, a fazenda mais ao norte de Manitoba, que pratica agricultura 100% orgânica e sustentável. Os pratos principais incluem truta do Ártico frita na panela — pescada na Baía de Hudson e endêmica do Ártico —, alce apimentado ao molho e bisão assado lentamente. O cardápio muda regularmente, mas o hambúrguer Lazy com molho especial do restaurante e a sobremesa “Muddy Ice Flow” — brownie recheado com sorvete, coberto com calda de chocolate e chantilly — são destaques.
Tundra Pub
Aberto sazonalmente de julho a agosto e de outubro a novembro, o Tundra Pub é um ponto de encontro popular entre os moradores e oferece cervejas locais, coquetéis artesanais, música ao vivo ou apresentações de microfone aberto. Após explorar a vida selvagem e os terrenos da tundra de Churchill, é um refúgio acolhedor no Tundra Inn para refeições caseiras com inspiração subártica. As opções incluem o popular hambúrguer borealis com maionese picante, ensopado de bisão, bolo de carne de alce e tacos de bisão gringa. Os cafés da manhã são servidos em estilo buffet.
Fifty Eight North Gift Shop
Há muitas opções de souvenirs gastronômicos para levar para casa de Churchill. Na Fifty Eight North, é possível encontrar delícias locais, como geleias de fireweed e groselha, manteigas de castanhas da Spreads by Cede e chocolates canadenses. Outros itens notáveis incluem produtos artesanais de Manitoba, como café Mugging Whales, embalagens de cera de abelha LeaBee Wraps e bitters e shrubs da Abiding Citizen.
Escolhas do editor
O post No Ártico, cidade com mais ursos-polares que gente vira destino culinário apareceu primeiro em Forbes Brasil.
URL Original da postagem: Read More
Deixe uma resposta