Carregando agora

Retrospectiva Fashion 2024

Compartilhe:

Resumo: Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Donata Meirelles relembrou os momentos mais importante da moda nacional e internacional este ano; confira os destaques
O post Retrospectiva Fashion 2024 apareceu primeiro em Forbes Brasil. 

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Moda brasileira 

Grande ano para Alexandre Herchcovitch, que celebrou sua carreira com a exposição “Alexandre Herchcovitch: 30 anos de moda”, além do documentário “Herchcovitch; exposto”, disponível no Prime Video. O doc recupera a trajetória do estilista, incluindo o processo de retomada da marca que leva seu nome, vendida em 2016 e posteriormente descontinuada. A volta em grande estilo aconteceu nas passarelas do SPFW, com um desfile impactante. 

Reinaldo Lourenço completou 40 anos de marca com a linha Couture, que exibe não só o seu enorme potencial criativo, como as habilidades de modelagem, corte, costura e bordado que saem de sua fábrica em São Paulo. 

Gloria Coelho celebrou 50 anos de moda! Um grande viva à moda brasileira.

Andrea Vicente

Alexandre Herchcovitch

Esporte na moda

A moda adora o esporte, e vice-versa. Mas a Olimpíada de Paris levou essa admiração mútua a outro patamar: uma influenciou ainda mais a outra. Um exemplo? A imagem de atletas gregos e símbolos esportivos como a jaqueta de motocross inspiraram Maria Grazia Chiuri na Dior.

Divulgação

Dior Mode Femme Spring/Summer 2025

Dança das cadeiras

Por mais cliché que o termo “dança das cadeiras” possa parecer, essas são as palavras que melhor condensam a ideia do entra-e-sai de diretores criativos em marcas internacionais importantes, que aconteceu repetidamente neste ano.

Ninguém rendeu mais notícia do que Matthieu Blazy, que em dezembro assumiu a cadeira mais almejada da moda: a da direção artística da Chanel, que um dia foi de ninguém menos do que Karl Lagerfeld. Blazy é o quarto estilista a assinar coleções pela maison, que teve Virginie Viard como antecessora. A escolha tem a ver com seu belo trabalho na italiana Bottega Veneta – que, por sua vez, foi assumida por Louise Trotter, que veio da Carven.

John Galliano encerrou o ciclo na Maison Margiela também em dezembro. Deixou para a história da moda a coleção de alta-costura desfilada em janeiro: dramática, nebulosa, sexualizada, elaboradamente minuciosa, bela e um tanto incômoda – mais ou menos como os tempos que vivemos hoje em dia.

Getty Images

Alessandro Michele foi diretor criativo da Gucci até 2022

Chemena Kamali estreou na Chloé com sucesso, assim como Alessandro Michele na Valentino

Mais movimentações: Sarah Burton vai para a Givenchy, Haider Ackermann para a Tom Ford; Michael Rider entra na Céline, Peter Copping na Lanvin, Veronica Leoni na Calvin Klein. Futuros não declarados: Pierpaolo Piccioli saiu da Valentino, Hedi Slimane da Céline. 

Adeus

Em 2024, demos adeus ao estilista italiano Roberto Cavalli, tão conhecido pelas animal prints e a abordagem supersexy, e também à influencer Iris Apfel, uma fashionista de carteirinha, colecionadora de looks e acessórios maximalistas, que passou a fazer sucesso nas redes sociais depois dos 80 anos – ela faleceu com 102.

Noam Galai/Getty Images

Iris Apfel

Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

O post Retrospectiva Fashion 2024 apareceu primeiro em Forbes Brasil.

URL Original da postagem: Read More

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Charles Corrêa Blog