Produção industrial no Brasil cai 0,3% em dezembro, mas fecha 2024 com crescimento de 3,1%
Resumo: Principais reduções no mês passado foram observadas nos setores de máquinas e equipamentos, que tebe queda de 3,0%, e produtos de borracha e plástico, com redução de 2,5%
![](https://jpimg.com.br/uploads/2024/11/producao-industrial-750x500.jpg)
Em dezembro de 2024, a produção industrial no Brasil registrou uma queda de 0,3%, marcando o terceiro mês consecutivo de resultados negativos. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada hoje (5) pelo IBGE. Embora a produção esteja 1,3% acima do nível observado antes da pandemia, em fevereiro de 2020, ainda se encontra 15,6% abaixo do recorde alcançado em maio de 2011. As principais reduções foram observadas nos setores de máquinas e equipamentos, que caiu 3,0%, e produtos de borracha e plástico, com uma queda de 2,5%. Por outro lado, as indústrias extrativas e o setor de bebidas mostraram crescimento.
No acumulado de 2024, o setor industrial teve um aumento de 3,1%, o que representa o terceiro melhor desempenho em 15 anos. Esse crescimento foi impulsionado por uma série de fatores, incluindo a geração de empregos, a diminuição da taxa de desocupação e o aumento do consumo pelas famílias. Os segmentos que mais contribuíram para esse resultado positivo foram veículos automotores, com um crescimento de 12,5%, equipamentos de informática, que subiram 14,7%, e produtos químicos, que tiveram um aumento de 3,3%.
Apesar do desempenho positivo ao longo do ano, os últimos três meses de 2024 mostraram uma perda acumulada de 1,2%. Essa desaceleração pode ser atribuída à diminuição da confiança tanto das famílias quanto dos empresários, além do aumento das taxas de juros e da inflação, que impactaram negativamente o consumo.
O índice de média móvel trimestral da indústria ficou em -0,4% no trimestre que se encerrou em dezembro de 2024. O segmento de bens de consumo semi e não duráveis foi o mais afetado, apresentando uma queda de 1,8%. Em contrapartida, o setor de bens intermediários teve um leve crescimento de 0,2%, indicando uma certa resiliência em meio ao cenário desafiador. A próxima atualização sobre a produção industrial está programada para ser divulgada em 11 de março de 2025.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Luisa dos Santos
URL Original da postagem: Read More
Deixe uma resposta