A Cidade do Sol a Vapor – Movimento Trabalhista e Alexander Clapp
Quando novas tecnologias surgiram, a oposição surgiu quase imediatamente depois. Rumores sobre os possíveis perigos do “enxofre” e seus produtos de combustão foram ouvidos desde o primeiro aparecimento de máquinas funcionando com ele. O homem que se tornou o líder dos manifestantes foi Alexander Travis Clapp.
Sendo um trabalhador na siderúrgica de propriedade da “Mayhew Metalworking Company”, em 1883 ele perdeu a mão direita e sofreu queimaduras graves quando uma caldeira de fusão funcionando com enxofre explodiu. Isso foi alguns anos antes das primeiras próteses magomecânicas serem inventadas. A gerência da fábrica demitiu Clapp sem nenhuma pensão ou benefício, acusando-o de sabotagem. Naquela época, ele trabalhava na fábrica há quinze anos e gozava de grande respeito entre os outros trabalhadores, então a maioria ficou do lado dele nessa situação feia.
Mas o aleijado jogado para fora da porta não sucumbiu à depressão, mas começou a se manifestar contra os fabricantes que usavam máquinas de enxofre, alegando que elas eram perigosas para os trabalhadores. Ele era um bom orador e gradualmente reuniu um grande número de seguidores que se autodenominavam Clappers, por analogia com os Luditas do início do século XIX. Alexander se tornou amplamente conhecido como Mestre Clapp. Os Clappers atacavam regularmente fábricas que usavam enxofre como combustível para suas máquinas. Várias milhares de pessoas participaram dos maiores tumultos e os “Guardas” tiveram que usar lança-vapores e outras armas pesadas para dispersar a multidão agressiva.
Alexander Clapp foi capturado pelos Guardas e três dias depois os jornais anunciaram sua execução, mas nenhuma evidência de sua morte foi apresentada. É por isso que alguns dos Clappers acreditam que o Mestre Clapp retornará para continuar a luta contra os gananciosos proprietários de fábricas que exploram os trabalhadores.
O FC para A Cidade do Sol a Vapor já está acontecendo! Apoie:
A Cidade do Sol a Vapor
Escrito e idealizado por Gleb “Crazy Sage” Igumnov e Vitaliy “Barahir” Simonov, o “The City of the Steam Sun” foi lançado em inglês e em russo e agora chega ao Brasil pela Odyssey Publicações com a tradução de Marcus Mauro, Diagramação de Alexandre Pedroso, Revisão Álvaro Ramos e Luiz Fernando “Alface” e Coordenação do projeto e Revisão final de Leandro Jardim.
Siga a Odyssey em nossas redes sociais para mais notícias selvagens!
O post A Cidade do Sol a Vapor – Movimento Trabalhista e Alexander Clapp apareceu primeiro em Odyssey Publicações.
—————————————————————- Odyssey Publicações URL Original da postagem: Read More —————————————————————-
Deixe uma resposta