A Cidade do Sol a Vapor – Subsistema de Invenções
Nota do autor sobre o Subsistema de Invenções
Esta história começou há muito tempo, em 2012 (ou até mesmo 2011), quando estávamos jogando uma campanha de Deadlands (estávamos usando a versão d20, e essa foi a razão). Eu estava interpretando um cientista maluco e decidi focar nas invenções, já que os pistoleiros e mascates eram muito mais eficientes em combate. Isso foi de alguma forma divertido, mas eu sentia que não havia criatividade suficiente nas invenções. Era algo como:
- Descreva como isso deve funcionar para o GM.
- Complete uma missão para obter alguns ingredientes.
- Faça uma jogada.
- ?????
- LUCRO.
O sistema de Dispositivos Arcanos de Savage Worlds também não era o que eu queria, pois era simples demais. Assim, quando estávamos escrevendo The City of the Steam Sun, decidi criar um mini-game para invenções. Tenho que admitir que essa é a parte mais controversa das regras e pode estar sobrecarregada, mas faz exatamente o que eu quero que faça, até eu inventar algo melhor.
O mini-game de invenções é dividido em três partes.
A primeira é o bom e velho “Diga ao seu GM como essa coisa estranha deve funcionar”. Isso pode dar algum bônus se você explicar bem. Não vejo razões para descartar isso, pois transforma uma ideia vaga em algo mais concreto.
A segunda parte é a criação do núcleo de energia da invenção. É a parte mais complicada (mas pode ser pulada usando soluções prontas). Nessa parte, você deve jogar algum tipo de poliominó estranho, criando o núcleo de energia ao posicionar a fonte de energia no campo de jogo e conectar suas saídas às outras saídas do campo por meio de detalhes adicionais, enquanto equilibra três parâmetros – potência, controle e probabilidade de falha. Por exemplo, aqui está um pequeno núcleo mecânico equilibrado, com valores médios de potência e controle e baixa probabilidade de falha.
Após a conclusão do núcleo, você pode começar a montar sua invenção selecionando sua base e uma modificação adicional (ou criando a sua própria, caso as opções do livro não sejam suficientes para você). Por exemplo, aqui estão as bases e modificações para próteses (E indica que modificação tem exclusividade, TM indica se requer um núcleo tecnomágico ou não, e P é Poder e C, Controle).
Próteses
Nome | Caracteristicas | TM | P | C | Custo | ||||
Braço mecânico | Penalidade da Complicação Um braço só é reduzido para -2. | Não | 5 | 7 | 250 | ||||
Braço tecnomágico | A prótese funciona como uma mão real, modificadores da Complicação Um Braço Só são removidos. | Sim | 10 | 14 | 500 | ||||
Perna mecânica | Reduz em 1 ponto a penalidade da Complicação Lento. | Não | 7 | 5 | 200 | ||||
Perna tecnomágica | Reduz em 2 pontos a penalidade da Complicação Lento. | Sim | 14 | 10 | 400 | ||||
Olho tecnomágico | Restaura completamente a visão, mas fornece penalidade de -2 nas rolagens de Persuadir. Dois olhos tecnomágicos podem compensar a Complicação Cego, mas cada olho sofre penalidades e maus funcionamentos separadamente. | Sim | 12 | 12 | 1000 |
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A Cidade do Sol a Vapor
Escrito e idealizado por Gleb “Crazy Sage” Igumnov e Vitaliy “Barahir” Simonov, o “The City of the Steam Sun” foi lançado em inglês e em russo e agora chega ao Brasil pela Odyssey Publicações com a tradução de Marcus Mauro, Diagramação de Alexandre Pedroso, Revisão Álvaro Ramos e Luiz Fernando “Alface” e Coordenação do projeto e Revisão final de Leandro Jardim.
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