5 dicas para treinamento à distância


Com a chegada da pandemia do coronavírus no Brasil, em meados de março, todas as pessoas e empresas foram obrigadas a mudar o estilo de viver e trabalhar. Alocadas em home office, milhares de colaboradores, agora, executam seus papéis a partir de suas casas. Além do trabalho ser realizado de forma remota, os treinamentos também ganharam um novo formato. O que que muda pra quem participa de um treinamento, ser presencial ou online? Muitas empresas estão se reinventando para não deixar de realizar capacitações e até mesmo um kit boas-vindas aos novos contratados, já que agora, até o processo seletivo é feito por meio de videochamadas.

Quando se trata de aprendizado, existem algumas formas que já são aplicadas há tempos, como o microlearning, que basicamente é um conceito de um curso menor, bem focado e objetivo. A ideia principal desse método é o foco num conteúdo específico. Por isso, o microlearning é mais usado no mundo corporativo, pela rapidez e agilidade em aplicar, com essa ferramenta, pequenos cursos sobre temas específicos para equipes, a todo momento. Além dele, existe o e-learning, também é um modelo de aprendizado aplicado em plataforma de EAD, que usa a internet como meio de comunicação entre aluno e professor, por assim dizer.

Vantagens do treinamento online

Investir no seu capital humano, ou seja, na sua rede de colaboradores, é o que muitas empresas vêm fazendo, inclusive neste momento pandêmico, para manter acesa a motivação dos funcionários. As empresas tiveram que distanciar fisicamente quem treina de quem é treinado, por isso, é preciso buscar meios que já vinham sendo usados de forma efetiva para seguir com o cronograma de aperfeiçoamento, inclusive, com temas atuais e fundamentais neste momento. Treinar sua equipe de forma online tem muitas vantagens:

  1. Não há barreira geográfica – pode ser feito de qualquer lugar;
  2. O tempo é otimizado – não há deslocamento;
  3. Custo mais baixo – não há material impresso, uso de espaços físicos e consumo;
  4. Otimização de objetivo – com aplicação do método microlearning, por exemplo, o conteúdo é direcionado de forma focada à equipe.

Como aplicar um treinamento de forma online?

Para desenvolver um treinamento que realmente engaje a sua equipe, é preciso que seja feito um planejamento que envolve todas as etapas dessa missão. Para conseguir atingir o objetivo com o time, não adianta fazer algo subjetivo e sem direcionamento, as pessoas precisam se identificar com o propósito do treinamento para que haja um envolvimento efetivo, que gere o resultado esperado. Vamos ver 5 dicas para um treinamento online?

1. Detalhamento da necessidade:

No primeiro momento, determine a necessidade do negócio, ou seja, qual o motivo do treinamento e, também, o objetivo, ou seja, o que é preciso que as pessoas aprendam, desenvolvam ou mudem?

2. Qual é o público alvo?

É muito importante saber com quem a empresa vai se comunicar. São líderes? Colaboradores do time comercial, operacional? Qual é o perfil dessas pessoas, incluindo nível cultural e faixa etária? Com base nessas respostas é possível desenhar a linha de comunicação do treinamento.

3. Conteúdo

Nesse passo do planejamento, é preciso definir o conceito chave do treinamento. Por exemplo, se é fidelização de clientes, habilidades comportamentais de líderes, gestão financeira ou de projetos. E, além disso, quais técnicas e ferramentas serão ensinadas. A apresentação do conteúdo precisa ter referências e fluidez, ou seja, como uma história, que tem começo, meio e fim. Conecte o conteúdo ensinado com a vida real.

4. Formato

Nesse momento, o formato do treinamento também é definido: carga horária e distribuição das horas e, definido o formato online, prestar atenção aos detalhes da apresentação como fonte, cores e imagens. Invista em um design clean, de fácil assimilação, sem poluição visual. Aposte em um conteúdo diversificado que atraia genuinamente o seu público.

5. Desenvolvimento do treinamento

O treinamento pode ser dividido em três fases: Introdução, momento em que as expectativas são alinhadas, objetivos expostos, e as informações iniciais repassadas aos participantes. Desenvolvimento de temas centrais, fase em que os conceitos e técnicas são colocados e, posteriormente, exercícios são aplicados. E, por fim, o fechamento, momento em que se percebe quais foram os aprendizados principais, como serão aplicados no dia a dia e é feita uma avaliação geral, com abertura para feedback e sugestões.

Se o seu objetivo é aprender de forma eficaz como planejar, criar e executar treinamentos para equipes, o meuSucesso traz em sua plataforma conteúdo exclusivo sobre o tema. No estudo de caso de Arri Coser, com a história da NB Steak, a especialista Sirley Almeida deu uma aula técnica repleta de ensinamentos e aplicabilidade. Vem aprender com a gente, saber treinar um time faz toda a diferença no seu resultado! Ainda não é assinante? Experimente grátis por 7 dias!

Aline W de Paula

The post 5 dicas para treinamento à distância appeared first on meuSucesso.com.


Fonte meuSucesso.com
Data da Publicação Original: 27 May 2020 | 7:26 pm


You may also like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *