A NASA está financiando um projeto que pretende construir um telescópio dentro de uma cratera no lado afastado da Lua. De acordo com os planos, ele teria um quilômetro de diâmetro e permitiria uma observação do espaço sem a interferência de transmissões de rádio da Terra, que nunca alcançam essa região lunar.
Há décadas os cientistas imaginam a construção desse telescópio, e agora esse conceito pode se tornar real graças ao programa Innovative Advanced Concepts (NIAC), que a NASA usa para incentivar boas ideias de tecnologias avançadas. Na terça-feira (14), o projeto foi selecionado para o financiamento inicial da “Fase 1” e receberá US$ 125.000 para desenvolver a proposta.
Batizado de Lunar Crater Radio Telescope (LCRT), o projeto criado por Saptarshi Bandyopadhyay, tecnólogo em robótica do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, será composto por uma malha de arame. Essa malha seria colocada em uma cratera de 3 a 5 quilômetros de largura no lado oposto da Lua e esticada por robôs que escalam paredes, de acordo com o resumo da proposta.
–
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
–
- Por que é errado chamar de “lado escuro” o lado afastado da Lua?
- China libera mais fotos do lado afastado da Lua, tiradas pela missão Chang’e 4
- Satélite chinês fotografa lado afastado da Lua com a Terra ao fundo

- Chineses ativam o primeiro radiotelescópio posicionado no lado afastado da Lua
- Descoberta grande massa de material misterioso no lado afastado da Lua
- China descobre que lado afastado da Lua é mais frio do que se imaginava
Se for de fato construído, ele será o maior radiotelescópio de abertura de um único prato em todo o Sistema Solar. Atualmente, o maior dessa categoria é o Five Hundred Meter Aperture Spherical Telescope (FAST), localizado na depressão Dawodang, na China.
Graças à localização no lado afastado da Lua, o LCRT poderia “permitir enormes descobertas científicas no campo da cosmologia, observando o universo primitivo na faixa de 10 a 50m (ou seja, de 6 a 30 MHz), que ainda não foi explorada pelos humanos até o momento”. Isso significa que poderemos visualizar eventos que ocorreram há mais de 13 bilhões de anos, de acordo com Bandyopadhyay. Também poderia ser possível examinar detalhes sobre exoplanetas que orbitam outras estrelas.
Além do LCRT, a NASA concedeu financiamento inicial a mais de uma dúzia de outras missões esta semana. Cada uma das equipes deverá refinar suas pesquisas para desenvolver os conceitos das missões antes de passar para a próxima etapa do programa.
Leia a matéria no Canaltech.
Fonte Daniele Cavalcante
Data da Publicação Original: 16 April 2020 | 12:30 am

Iniciamos nossas atividades em 2002, na criação de sites, lojas virtuais, site gerenciáveis, manutenção e campanhas digitais.
Desejamos proporcionar aos clientes um retorno que reflita em sua jornada de sucesso na internet com a divulgação de sua empresa ou negócio.
Atuando no mercado de desenvolvimento e criação de sites a Charles Corrêa – Soluções Web & SMS Marketing vem agregando as últimas tendências em tecnologia em design e programação, a equipe pensa sempre em transmitir a essência de sua empresa para que mais do que ser encontrada na internet ela possa realmente mostrar seus produtos e ou serviços de forma agradável e direta aos seus clientes em potencial.